O que é ESG e como aplicar no Agronegócio

Você sabe o que é ESG e como aplicar no Agronegócio? Você, produtor rural, precisa estar atento à agenda ESG para obter benefícios para o seu negócio. Saiba mais aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a crescente preocupação em relação aos cuidados com o meio ambiente, algumas ações têm sido adotadas em diversos setores para diminuir o dano ambiental, inclusive na produção no campo. Alguns temas estão em alta, como, por exemplo, o que é ESG e como aplicar no Agronegócio.

O ESG aplicado ao Agronegócio, diz respeito a um conjunto de ações e orientações implementadas na zona agrícola para fazer com que a produção no campo não cause danos à natureza e esteja alinhada com os princípios de sustentabilidade, o que traz uma série de benefícios ao empreendedor agrícola.

A seguir, explicaremos o que é ESG e como aplicar no Agronegócio, confira!

O que é ESG e como aplicar no Agronegócio:

ESG: Environmental, Social and Governance

Significado sigla ESG

A sigla ESG, quer dizer “Environmental, Social and Governance” em inglês. Traduzindo para a língua portuguesa, significa “Ambiental, Social e Governança”.

Trata-se de um compilado de estratégias e procedimentos que devem ser implementados por organizações de diferentes setores, com o intuito de tornar sua produção mais compatível com a saúde e preservação ambiental, econômica e social.

A produção sustentável tem sido uma pauta que cada vez tem ganhado mais atenção, relevância e respeito pelos consumidores, principalmente nos países de primeiro mundo, que são mais esclarecidos quanto a esse assunto.

Aplicação do ESG no Agronegócio

Para conseguir aplicar os princípios do ESG no Agronegócio, os empreendedores desse setor necessitam buscar maneiras de tornar sua produção mais sustentável e responsável, para conseguir ter o retorno em forma de benefícios para sua empresa.

Algumas ações para aplicar o ESG na sua produção:

Monitorar a procedência dos insumos da cadeia de produção

Os empresários do Agronegócio precisam procurar saber sobre a origem dos produtos que eles utilizam na sua cadeia produtiva, para assegurar que eles não provêm de fonte ilícita e em desacordo com as boas práticas ambientais.

Fazer uso de ferramentas tecnológicas na produção

As ferramentas tecnológicas podem ser uma grande colaboradora para o empreendedor agrícola para garantir uma produção sustentável, pois os equipamentos utilizados na Agricultura Digital bem como na Agricultura de Precisão, como softwares, drones e sensores podem auxiliar e monitorar cada etapa do processo produtivo.

Portanto, à medida que o produtor obtém dados mais específicos sobre sua produção, será possível fazer um uso mais assertivo e consciente dos recursos naturais, diminuir a utilização de defensivos, além de melhorar seus resultados produtivos.

Fiscalizar as repercussões sociais causadas pela organização

Os empreendedores rurais, para estar dentro das normas da pauta ESG, necessitam acompanhar as repercussões sociais das suas práticas econômicas, fazendo a observação do impacto causado pela empresa no meio no qual faz parte.

A partir disso, será possível definir ações que contribuam para o progresso da região, bem como a qualidade do ambiente de trabalho de seus trabalhadores, o que são pontos cruciais para conseguir o selo ESG.

Precisando de ajuda para simplificar a emissão das Notas Fiscais?

Após entender mais sobre o que é ESG e como aplicar no Agronegócio, é fundamental que você, produtor rural, adote mais ações para garantir o bom desenvolvimento do seu agronegócio.

O Nota Rural atua simplificando os processos de emissão de documentos fiscais, evitando falhas humanas na digitação, por exemplo, para que você consiga emitir suas Notas Fiscais de maneira ágil e segura!

Acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar!

Continue lendo

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *